7.º ANO
Matemática
Fátima Cerqueira Magro Fernando Fidalgo Pedro Louçano
Play Video
Razões para escolher este projeto
ESTRUTURA FACILITADORA E PROMOTORA DA APRENDIZAGEM
Cada aula é construída em torno de um APRENDO, seguida do respetivo PRATICO, facilitando a gestão do tempo em sala de aula.
O APRENDO apresenta ao aluno uma explicação acessível, acompanhado por exemplos.
O PRATICO propõe um conjunto de exercícios de aplicação que promovem a compreensão e consolidação dos conteúdos.
GRAFISMO FACILITADOR DA COMPREENSÃO E MOTIVADOR
Grafismo claro e apelativo, com destaques para os conceitos-chave que ajudam à compreensão dos conteúdos.
Aberturas de capítulo motivadoras com ilustrações relacionadas com curiosidades e aspetos da História da Matemática.
PROMOTOR DA CONSOLIDAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
Explicações simples, apoiadas em exemplos e notas em linguagem clara e acessível.
Exercícios globalizantes e com contextos próximos da realidade do aluno. Os exercícios estão organizados em 3 níveis de dificuldade e assinalados por cores.
Sínteses organizadas em duas colunas, uma com os conceitos e outra com exemplos.
DIVERSIDADE DE SOLUÇÕES E DE RECURSOS DIGITAIS
NOVIDADE Manual Interativo
A forma mais fácil de trabalhar em sala de aula.
Com o Manual Interativo pode aceder ao Caderno de Atividades ou aos materiais do Dossiê do Professor, sem sair da página, o que permite uma aula sem interrupções.
Resolver as atividades no Manual Interativo diretamente nas páginas, com correção automática, o que otimiza o tempo da aula.
Animações, simuladores e vídeos sobre a utilização de aplicações informáticas para o desenvolvimento do pensamento computacional – Scratch, GeoGebra, Excel e Google Sheets.
Aluno
Manual
Manual estruturado aula a aula
Revisões no início de cada capítulo
Explicação simples e acompanhada por exemplos
Exercícios contextualizados com situações próximas do aluno
Exercícios globalizantes e com contextos próximos da realidade do aluno
Exercícios organizados em 3 níveis de dificuldade e assinalados por cores
Sínteses organizadas em duas colunas, uma com os conceitos e outra com exemplos
Desafios sobre pensamento computacional e a resolução de problemas
Propostas de projetos interdisciplinares inovadores
Animações interativas sobre a utilização de aplicações informáticas para o desenvolvimento do pensamento computacional – Scratch, GeoGebra, Excel e Google Sheets
Vídeos tutoriais para cada aplicação informática
Vídeos com resoluções passo a passo para a exploração dos exercícios de cada aplicação informática
Apresentações em PowerPoint®
Animações
Sínteses
Linha do tempo
Atividades interativas
Folhas de cálculo
Jogo “Quem quer ser Matemático…”
Quiz
Kahoot®
Testes interativos
Resoluções projetáveis do Manual e do Caderno de Atividades
Versões editáveis dos recursos do Dossiê do Professor
Apoio à implementação do projeto em formato webinar, preparado e apresentado pela equipa de autores.
O projeto Prisma 7 inclui a vertente de apoio próximo e constante dos seus autores às escolas utilizadoras.
Durante a utilização deste projeto pela sua escola, terá oportunidade de dispor de apoio e sugestões práticas para melhor potenciar os materiais, atividades e recursos nele incluídos.
Avaliar e aprender...
Uma proposta de orientação prática, da autoria de Domingos Fernandes, que apoia a uma efetiva avaliação baseada em critérios.
Nesta publicação destacamos:
Avaliação formativa e sumativa: conceitos, propósitos e práticas
Critérios de avaliação e a sua utilização na avaliação e na classificação
Diversificação dos processos de recolha de informação
Participação dos alunos nos processos de avaliação
… numa cultura de inovação pedagógica
Para futuros utilizadores do projeto
Um apoio efetivo à implementação de uma avaliação baseada em critérios, com explicação detalhada sobre a operacionalização em sala de aula.
Consulte o webinar mais recente sobre a temática aqui.
A Matemática por outro Prisma
Manual estruturado aula a aula
Revisões no início de cada capítulo
Explicação simples e acompanhada por exemplos
Exercícios contextualizados com situações próximas do aluno
Desafios para desenvolver o pensamento computacional e a resolução de problemas
Propostas de projetos interdisciplinares inovadores
Apoia o aluno na consolidação das aprendizagens e no estudo autónomo
Professora no Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, Gondomar. Pós-graduação em jogos e complementos de Matemática. Representante de grupo disciplinar. Autora de manuais escolares.
Autor
Fernando Fidalgo
Professor de Matemática. Diretor Pedagógico do Colégio João Paulo II. Autor de manuais escolares.
Autor
Pedro Louçano
Professor de matemática (do 5.º ao 12.º ano de escolaridade). Formação contínua de professores (matemática para 2.º ciclo e 3.º ciclo e ensino secundário). Autor de manuais escolares.